sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Praias pedem socorro


A maior parte das praias de Salvador que se estende em 50 km da sua costa está dentro dos padrões de balneabilidade estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De acordo com o projeto Bahia Azul, programa do governo do Estado da Bahia, desenvolvido pela Embasa, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, poucos são os locais que não são enquadrados pelos parâmetros do Conama. Eles correspondem por 15% das praias.
A qualidade da costa de Salvador está relacionada diretamente com a retirada dos esgotos e da melhoria nas estações de tratamento. Para tanto, foi necessário à implantação das redes de distribuições e reservatórios em pontos de escoamento. A poluição das praias afeta tanto a economia, prejudicando a pesca e o turismo, quanto à saúde humana e a qualidade de vida dos indivíduos.
O lixo, uma vez jogado na praia, demora um bom tempo para se decompor. Além de causar vários acidentes como cortes e contaminações nos indivíduos. Todos esses problemas podem ser evitados com recolhimento do lixo, não urinar na areia e no mar e, quando for caminhar, levar consigo um saquinho de lixo.
Segundo a bióloga Ana Paula, formada há um ano pela Universidade Católica de Salvador, além dos detritos provenientes dos navios, os turistas a bordo jogam dejetos que variam de papéis, latas até garrafas plásticas de água, detergente e desodorante. “A costa Brasileira possui aproximadamente 950 km de costa e é alarmante o número de pessoas disponíveis para monitorar toda essa área”, afirmou a bióloga.

Além da poluição das praias e degradação do Meio Ambiente o lixo jogado no mar representa uma ameaça à fauna local. Os plásticos e vidros são perigosos, sobretudo para os mamíferos marinhos e tartarugas, que ingerem este tipo de material porque os confundem com algas.
O CRA (Centro de Recursos Ambientais), com apoio do SEMARH (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), NEAMA (Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente) e o Governo do Estado da Bahia, desenvolveu no verão passado, a campanha “BAHIA - Praia Limpa Todo Dia”. A campanha tem o intuito de mobilizar e sensibilizar cidadãos para atuarem de forma voluntária na revitalização e limpeza das praias. Segundo o CRA, a campanha teve o objetivo de mostrar às pessoas a importância de manter as praias limpas, atingindo um público alvo, banhistas, pescadores, barraqueiros, vendedores ambulantes e turistas. Os próprios moradores das áreas freqüentadas para banho se candidataram como voluntários e ficaram muito satisfeitos com os resultados. “Eu moro em amaralina e achei essa iniciativa maravilhosa, não só para solucionar um problema que, a meu ver, é de todos, como também para nos proporcionar o prazer em saber que estamos contribuindo para melhorar o meio ambiente”, afirmou dona Nadir Serra.

Nenhum comentário: